Destaques

Hoje é Dia da Cerveja, no Brasil o setor chega a faturar R$ 70 bilhões

Apoie o PlanetaOsasco

Malte de cevada, água, lúpulo e levedura. Esses são os principais ingredientes de uma cerveja. E, pode incluir aí também uma boa dose de ciência e tecnologia. Existem pesquisas voltadas para o mercado cervejeiro com o objetivo de manter a qualidade do produto final. Cada etapa do processo de fabricação é importante, incluindo o cultivo das matérias-primas, como destaca a professora do Instituto de Química da Universidade de Brasília Grace Ghesti . Ela explica que é fundamental que durante o processo não haja interferência no paladar.
O Brasil é o terceiro maior produtor mundial de cerveja, ficando atrás da China e dos Estados Unidos. A produção depende, em sua grande parte, de insumos importados.  A pesquisadora Grace Ghesti coordenou um estudo para mapear as tendências tecnológicas na produção do lúpulo. É a presença desse ingrediente que determina o amargor e o aroma da cerveja.
De acordo com o pesquisador Bernardo Guimarães, que também participou do estudo, a possibilidade do cultivo do lúpulo no clima brasileiro tem se mostrado bastante eficiente. Ele conta que com o desenvolvimento dos insumos nacionais no clima tropical, o mercado cervejeiro tende a oferecer produtos diferenciados.
Um levantamento da Associação Brasileira dos Produtores de Lúpulo, em 2019, mostrou que o país importou 3.600 mil toneladas de lúpulo. O cultivo nacional ainda é considerado pequeno, cerca de 40 hectares de área plantada. De acordo com o Anuário da Cerveja de 2020, existem mais de mil e trezentas cervejarias registradas no Brasil. Um mercado que chega a faturar mais de setenta bilhões de reais por ano.
*Com sonoplastia de José Maria Pardal
 

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos leitores. Faça uma doação para o Planeta -aqui-.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax