Destaques

Dia dos Pais: presentes e serviços subiram em média 6,08% em 12 meses

Apoie o PlanetaOsasco

Os presentes e os serviços mais procurados para o Dia dos Pais, que será comemorado neste domingo (8), subiram em média 6,08% nos últimos 12 meses. O percentual, no entanto, ficou abaixo da inflação neste mesmo período, que foi de 8,31%. Os dados são da pesquisa feita pela Fundação Getulio Vargas a partir de 30 produtos e serviços do Índice de Preços ao Consumidor e divulgada nesta sexta-feira (6).
A pesquisa mostrou que a inflação dos serviços subiu 9,06% e que a alta foi puxada pelas passagens aéreas, com avanço de 52,12% nos preços, o que, segundo a Fundação, reflete a retomada do setor, que há 12 meses estava afundada na crise sanitária provocada pela pandemia de covid-19.
Já entre os produtos mais escolhidos para presentear os pais, o aumento médio foi de 4,06%. O kit de ferramentas para reparos residenciais foi o que mais subiu, com alta de 12,98%, seguido pelas bicicletas, cujos preços aumentaram 6,95%.
O pesquisador da FGV Matheus Peçanha avalia que o processo de reabertura e os custos tiveram um papel concorrente nessa dinâmica. E para a elevação das taxas dos produtos, ele atribuiu ao aumento dessas taxas às commodities metálicas, que só em 2020 foi de 80%.
Ainda na cesta de serviços, o pesquisador destaca aumento de preços nos restaurantes, hotéis e excursões. Já as atrações culturais ficaram com preços estáveis. Entre os presentes, também teve destaque o aumento nos preços dos artigos esportivos.
O Dia dos Pais é a quarta data mais importante do comércio varejista brasileiro, ficando atrás apenas do Natal, Dia das Mães e Dia das Crianças.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos leitores. Faça uma doação para o Planeta -aqui-.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax