Destaques

Covid: número de mortes cai com avanço da vacinação, aponta pesquisa

Apoie o PlanetaOsasco

A vacinação avança nos municípios brasileiros e os números de novos casos e mortes causadas pela covid-19 desaceleram. É isso o que mostra a pesquisa feita pela CNM, Confederação Nacional dos Municípios, nessa quarta e quinta-feira, com 1.328 cidades.
O levantamento divulgado nesta sexta-feira mostra que, em cada 10 prefeituras ouvidas, em três, a vacinação está na faixa etária de 30 a 34 anos. Em 20%, acima dessa idade. E, em 18%, a vacinação já ocorre entre adultos mais jovens, de 18 a 24 anos.
A supervisora da área de saúde da CNM, Carla Albert, avalia que é esse avanço na vacinação que tem desacelerado os números da pandemia.
Mesmo assim, ainda tem quem não apareça para concluir a imunização, no caso das vacinas com duas doses. Metade dos municípios não definiu ainda o que fazer nessas situações e 15% resolveu aplicar algum tipo de punição. Muitas vezes, quem perde a segunda dose vai para o fim da fila de prioridades. E 33% dos prefeitos decidiram não punir essas pessoas.
A pesquisa também revela que um quarto dos municípios ouvidos relataram falta de vacinas, principalmente para a primeira dose. Isso ocorreu em 98,5% das cidades. Já em 11% faltaram vacinas para a segunda dose.
De acordo com Carla Albert, isso ocorreu porque existem diferenças entre a população atual das cidades, que ainda não foi atualizada oficialmente, e as projeções do IBGE, que usam dados do Censo 2010.
A pesquisa mostra que os números da pandemia desaceleram. Quatro em cada 10 prefeituras informaram que os casos diminuíram e 12% não registraram nenhum novo caso da doença nesta semana. Em 30% os números ficaram estáveis e em 15%, subiram.
Já as mortes ficaram estáveis em 17% das cidades, em 13% houve queda e em 9%, aumento. E 60% das prefeituras informaram que, nesta semana, nenhum morador morreu por causa de covid-19.
* Com produção de Daniel Lima

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos leitores. Faça uma doação para o Planeta -aqui-.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax