Destaques

Levantamento aponta redução na população de Cervos do Pantanal

Apoie o PlanetaOsasco

A população de Cervos do Pantanal, que vive nas áreas úmidas da Bacia do Rio Paraná, está diminuindo, principalmente nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul. Um levantamento feito pela Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – aponta que em 2003 mais de 2000 animais habitavam essa região e nos últimos 13 anos mais de 50 por cento dessa população já desapareceu.
O pesquisador da Embrapa Walfrido Morais explica que a drenagem de áreas alagadas e úmidas pode estar dificultando a sobrevivência da espécie: “A situação não é boa porque, essas populações estão isoladas entre si, elas não são conectadas. As áreas úmidas elas tendem a ser manchas dentro de uma paisagem grande, não é uma continuidade como uma floresta com um corredor que você possa estabelecer conexão entre elas. As áreas úmidas já são assim muito isoladas por natureza então essas grandes áreas que ainda restam são fundamentais para a conservação dessa espécie.”
De acordo com o pesquisador, no Paraná e em Minas Gerais o Cervo-do-Pantanal está praticamente extinto, já no Rio Grande do Sul essa população se resume a 700 animais.
Walfrido Morais acredita que para manter a espécie é preciso recuperar as áreas que passaram por um processo de drenagem: “A saída é restaurar as áreas que estão protegidas e que foram drenadas no passado as vezes antes das unidades de conservação já haviam drenos, tentar restaurar esses ambientes o máximo que puder, evitar novos drenos é fundamental e combater os efeitos de mudança climática ou mitigar, porque combater e evitar não tem mais como, então garantir a preservação de nascentes, rios e das áreas de preservação permanente.”
A pesquisa indica ainda que o cervo do pantanal, é o maior cervídeo Sul americano e chega a pesar 140 quilos. Além do Brasil, esses animais vivem no sul da Floresta Amazônica, leste dos Andes e Argentina, nas proximidades de Buenos Aires.
*Com supervisão de Sheily Noleto

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos leitores. Faça uma doação para o Planeta -aqui-.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax