Covid: Comitê científico da cidade do Rio pede reabertura com cautela
O comitê científico da Prefeitura do Rio de Janeiro recomendou mudanças no plano de reabertura da cidade por causa do aumento de casos da Covid-19 nas últimas semanas.
Os pesquisadores da Secretaria municipal de Saúde e do Ministério da Saúde, que integram o comitê, também se mostraram preocupados com a imunização da população diante da chegada da variante delta, que é altamente transmissível.
O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, disse que concorda com os ajustes recomendados pelo comitê na reunião desta segunda-feira. Segundo ele, estamos num dos momentos mais preocupantes da pandemia, em pleno inverno e com a circulação da variante delta aumentando.
Soranz reiterou a necessidade de as pessoas completarem o esquema vacinal para garantir a imunização. Mas, na cidade, 80 mil pessoas ainda não voltaram para tomar a segunda dose.
De acordo com o calendário de vacinação da capital fluminense, na quarta-feira será a vez de quem tem 24 anos de idade. Mas o secretário condicionou a continuidade do calendário à entrega de novas remessas.
O Ministério da Saúde informou, em nota, que nos próximos dias serão distribuídas ao estado do Rio de Janeiro mais de 416 mil doses de vacinas contra a covid-19. E, que haverá uma compensação gradual dos quantitativos de vacinas enviados de modo complementar, de maneira que todos os estados deverão finalizar o processo de imunização sem que haja benefícios ou prejuízos a suas respectivas populações.