Covid-19: Governo do DF comemora a alta procura dos jovens por vacina
O Governo do Distrito Federal comemorou e demonstrou até uma certa surpresa com a alta procura por vacinas contra covid-19 em faixas etárias mais baixas. O secretário-chefe da Casa Civil do DF, Gustavo Rocha, afirmou que, de segunda a quarta-feira, mais de 162 mil pessoas procuraram os postos de vacinação. Foi quando jovens de 25 a 29 puderam se vacinar.
O secretário da Casa Civil do DF, Gustavo Rocha, fez um apelo para que os adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades sigam esse exemplo. De acordo com ele, o governo abriu 15 mil vagas, mas o número de agendamentos ainda não chegou a 7 mil. O secretário disse que os adolescentes ainda podem agendar, mas, se a procura continuar baixa, essas doses podem ser remanejadas e eles perderem a prioridade.
A partir desta quinta-feira, quem tem 20 anos ou mais também pode receber as doses. E, só durante a manhã, mais de 45 mil jovens correram para se vacinar. O secretário Gustavo Rocha avaliou que isso fez o Distrito Federal disparar no ranking nacional de vacinação.
A expectativa é que, na semana que vem, adolescentes de 18 e 19 anos sem comorbidades também possam ser imunizados.
O balanço do Governo do Distrito Federal indica que esta semana a covid-19 apresenta baixo risco para o DF. A análise leva em consideração os números de novos casos e de mortes, em comparação com as semanas anteriores. Também considera a ocupação e a procura por vagas em hospitais. De acordo com o secretário da Casa Civil Gustavo Rocha, atualmente a ocupação de leitos covid no DF está em 60%.
Sobre a variante delta, até agora a Secretaria de Saúde identificou 82 casos de transmissão comunitária no Distrito Federal. Todos os pacientes são monitorados. A maioria está em isolamento em casa. Quatro pessoas precisaram ser internadas e duas morreram.