Ministério da Saúde lança plano de testagem rápida em Brasília
O Ministério da Saúde lançou neste sábado (14) um projeto-piloto de testagem rápida para covid-19 à base de antígeno, método em que o resultado fica pronto em até 30 minutos.
Uma estrutura foi montada em Brasília, na Feira dos Importados, um comércio de rua com grande circulação de pessoas. Duzentos voluntários devem ser testados no local como forma de avaliar as medidas necessárias para realizar uma estratégia nacional de triagem de casos de covid-19.
A meta do Ministério é distribuir 60 milhões de testes rápidos para todo o país, sendo cerca de 4 milhões previstos para o mês de agosto. O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, ressaltou que essa iniciativa deve se somar às demais, como a testagem que já existe para as pessoas com sintomas de covid-19.
O ministro defendeu que os demais estados instalem estruturas para testagem rápida em locais de grande movimentação de pessoas para, com isso, identificar infectados assintomáticos e poder fazer o isolamento deles, evitando mais contaminações.
Marcelo Queiroga destacou ainda que o aumento da testagem é importante no contexto da expansão da variante Delta, considerada mais contagiosa e que, segundo o ministro, pode pressionar o sistema público de saúde.