Após prisões, governador do Rio promete operação pente-fino na Seap
Após a prisão preventiva da cúpula da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), por envolvimento com lideranças do Comando Vermelho, a maior facção criminosa do estado, o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, afirmou que vai fazer uma operação pente-fino na Seap. Em vídeo publicado em suas redes sociais, na noite dessa terça-feira (17), Castro enfatizou que o governo não negocia com bandidos.
Escutas feitas pela Polícia Federal, com autorização da Justiça, gravaram conversas do então secretário de Administração Penitenciária, Raphael Montenegro, com lideranças do Comando Vermelho negociando acordos de trégua em troca de influência em comunidades e vantagens indevidas.
Raphael Montenegro, o subsecretário Wellington Nunes da Silva, e o superintendente Sandro Farias Gimenes, da Seap, foram presos nessa terça-feira em operação feita pela Polícia Federal e o Ministério Público Federal. Na casa de Raphael, foram apreendidos R$ 250 mil em espécie.
O delegado federal Victor Hugo Poubel foi nomeado pelo governador para o cargo de secretário de Administração Penitenciária.