Destaques

Banco Central estuda duas novas modalidades do Pix

Apoie o PlanetaOsasco

Imagine a seguinte situação: você esqueceu de sacar dinheiro para pagar a passagem do ônibus no dia seguinte, mas já está tarde, o banco é meio longe da sua casa, e você ainda queria pedir alguma coisa para comer.
– Alô, é da pizzaria? Eu quero essa da promoção, de 40 reais. Vou pagar com Pix. Pode trazer troco para 80?
Em vez de ir ao banco, você faz um pedido de comida e um saque de dinheiro, tudo com entrega em casa. Parece coisa de um futuro distante, né? Mas isso vai começar a ocorrer ainda este ano.
O Banco Central planeja o lançamento de duas novas modalidades de Pix. Uma delas, o Pix saque, vai permitir que você transfira um valor para um comércio e receba aquela quantia em dinheiro vivo. Já o Pix troco vai tornar possível que você pague um pouco a mais por um serviço e receba o troco em dinheiro.
José Eduardo Camargo, diretor de Conteúdo da Abrasel, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, avalia que essas mudanças serão vantajosas para todos.
O Pix foi lançado em novembro do ano passado e a expectativa é que essas novidades comecem a funcionar no mês do primeiro aniversário.
De acordo com José Eduardo, cada estabelecimento vai decidir se adere a essas modalidades de Pìx e definir os limites de valores para essas transações.
De acordo com o Banco Central, até julho, mais de 96 milhões de pessoas e outros 6,5 milhões de empresas tinham cadastrado as chaves para pagar e receber com o Pix. O sistema de transferência instantânea de valores funciona 24 horas, todos os dias, e já foi usado para movimentar mais de 526 bilhões de reais.
*Com produção de Michelle Moreira

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos leitores. Faça uma doação para o Planeta -aqui-.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax