Destaques

Fiocruz entrega mais 3,4 milhões de doses da Astrazeneca

Apoie o PlanetaOsasco

A Fiocruz, Fundação Oswaldo Cruz, entregou mais de 3,9 milhões  doses da vacina Astrazeneca ao Programa Nacional de Imunizações.
Do total, 308 mil doses foram direto para o Rio de Janeiro. O restante seguiu para o Ministério da Saúde para ser distribuído para os outros estados.
Com isso, a Fiocruz já entregou 88,4 milhões doses, incluindo 4 milhões importadas prontas do Instituto Serum, da Índia.
O imunizante responde pela maioria das vacinas contra covid-19 aplicadas no país até agora: 46,2%. Quase 77 milhões de vacinas. Desse total, cerca de 20 milhões foram para pessoas que completaram o esquema vacinal e receberam a segunda dose da Astrazeneca.
Ou seja, cerca de 57 milhões de pessoas ainda precisam da segunda dose do imunizante.
A diferença tem despertado dúvidas se a Fiocruz vai conseguir atender todas as pessoas que precisam da segunda dose da Astrazeneca.
Nessa semana, a Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro autorizou o uso da vacina da Pfizer contra covid-19 como segunda dose para a Oxford/Astrazeneca, no caso de faltar doses do imunizante.
Em nota, a Fiocruz confirmou que vai entregar todas as doses necessárias, mas não descartou a possibilidade de atraso no cronograma de vacinação. Pela programação do laboratório, vão ser entregues, em média, 18 milhões de doses da vacina por mês entre setembro e novembro.
Na nota, a Fundação não recomenda o uso do chamado sistema heterólogo de vacinação, ou seja, o uso de duas vacinas diferentes, por não haver estudos conclusivos sobre a resposta imune nessa situação.
A nota também afirma que não há prejuízo em ampliar o intervalo entre a primeira e a segunda dose da Astrazeneca caso isso seja necessário.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos leitores. Faça uma doação para o Planeta -aqui-.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax