Destaques

De olho no céu: conjunção tripla será visível neste fim de semana

Apoie o PlanetaOsasco

Com alguns planetas orbitando em volta do Sol, em tempos e velocidades diferentes, um fenômeno nada frequente vai ser visível a olho nu, neste fim de semana. Uma conjunção tripla!
Vai ser possível olhar para o céu no início da noite e ver, a olho nu, dois planetas bem pertinho da lua.
Logo no começo da noite deste sábado, vai ser possível ver a lua, quase cheia, e um pouco acima o planeta Saturno e seus belos anéis. Mais abaixo da lua, vai estar Júpiter.
A posição vai mudar, no domingo: a lua fica mais abaixo dos dois, mas continuam, os três, bem pertinho. O professor de Física e Astronomia da Universidade de Brasília, Paulo Eduardo, explica como ocorre o fenômeno da tripla conjunção.
O professor Paulo Eduardo ainda explica porque o planeta Marte, que fica mais perto da Terra do que Júpiter e Saturno, não vai ser visto na conjunção deste fim de semana.
Para quem tem vontade de ver e capturar imagens do fenômeno da conjunção tripla, a orientação é buscar locais com pouca ou nenhuma iluminação artificial. Por isso dê preferência a locais afastados da cidade, como zonas rurais.
Segundo o astrônomo, no sistema solar, cinco planetas são vistos a olho nu: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno. Em relação ao satélite natural do Planeta Terra, a Lua, ela fica totalmente cheia neste domingo. Vai ser a terceira lua cheia do inverno e a primeira do mês de agosto. O astrônomo explica que é o comum: uma lua cheia por mês, já que ela completa a órbita em volta da Terra, em cerca de 29 dias e meio.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos leitores. Faça uma doação para o Planeta -aqui-.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax