Defensoria Pública do RJ registra recorde nos pedidos de medicamentos
A Defensoria Pública do Rio de Janeiro registrou em julho deste ano um recorde de solicitações de medicamentos. Ao todo, entre encaminhamentos administrativos e ações judiciais, foram contabilizados 375 pedidos, 22,5% a mais do que os 306 de março, que era o recorde anterior.
A defensora Samantha Monteiro, que coordena o Núcleo de Fazenda da Câmara de Resolução de Litígios de Saúde da Defensoria do Rio explicou que em julho foram 673 produtos pleiteados, incluindo medicamentos, consultas, exames, cirurgias e transferências hospitalares.
Ainda segundo a defensora, os medicamentos mais solicitados administrativamente foram Omeprazol, indicado para gastrite, e Eylia, indicado para degeneração ocular. Enquanto nos pedidos com ação judicial os remédios mais requisitados foram Dupilumabe, indicado para dermatite atópica, Insulina e Vitamina D.
O telefone da Defensoria Pública, para mais informações, é 129 e o atendimento é das 9h às 18 horas. Após este horário, o contato pode ser feito pelo WhatsApp (21) 99753-4066.