Destaques

Especialista detalha a importância do cartão de vacina

Apoie o PlanetaOsasco

Jaqueline Vieira, de 54 anos, tem todos os cartões de vacina dela e da filha guardados numa pastinha. Ela conta que organiza com cuidado todos os documentos para não ter problema.  A pedagoga diz que já tomou as duas doses da vacina contra a covid, guardou o comprovante e vai acessar o seu cartão digital de vacina para facilitar a vida.
E todo mundo deveria fazer como a Jaqueline: guardar com cuidado todos os cartões de vacina. Isso é o que defende a enfermeira Fernanda Ledes, da Secretária de Saúde do Distrito Federal. Ela explica que todo cartão de vacina, não só o da covid, deve ser guardado porque é um documento que registra as imunizações que a pessoa recebeu ao longo da vida.
Com relação à vacina do coronavírus, a enfermeira destaca que, como está sendo exigido o comprovante de imunização para entrar em estabelecimentos comerciais em alguns locais do Brasil e do mundo e até mesmo para viagens internacionais, as pessoas estão mais preocupadas. Existe um sistema do Ministério da Saúde onde todas as vacinas da Covid são lançadas e depois migradas para o ConectSus, que é o app onde as pessoas podem ter acesso ao seu cartão internacional de vacina.
Se houver perda do cartão entregue no ato da vacinação e as doses não constarem no sistema, Fernanda Ledes explica que é preciso se dirigir à unidade onde foi feita a vacina para solicitar uma segunda  via e a inclusão no sistema.
O Conecte SUS Cidadão é o aplicativo oficial do Ministério da Saúde para acesso aos serviços do SUS – Sistema Único de Saúde – de forma digital. O app é de graça e está disponível para IOS e Android.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos leitores. Faça uma doação para o Planeta -aqui-.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax