Especialista detalha a importância do cartão de vacina
Jaqueline Vieira, de 54 anos, tem todos os cartões de vacina dela e da filha guardados numa pastinha. Ela conta que organiza com cuidado todos os documentos para não ter problema. A pedagoga diz que já tomou as duas doses da vacina contra a covid, guardou o comprovante e vai acessar o seu cartão digital de vacina para facilitar a vida.
E todo mundo deveria fazer como a Jaqueline: guardar com cuidado todos os cartões de vacina. Isso é o que defende a enfermeira Fernanda Ledes, da Secretária de Saúde do Distrito Federal. Ela explica que todo cartão de vacina, não só o da covid, deve ser guardado porque é um documento que registra as imunizações que a pessoa recebeu ao longo da vida.
Com relação à vacina do coronavírus, a enfermeira destaca que, como está sendo exigido o comprovante de imunização para entrar em estabelecimentos comerciais em alguns locais do Brasil e do mundo e até mesmo para viagens internacionais, as pessoas estão mais preocupadas. Existe um sistema do Ministério da Saúde onde todas as vacinas da Covid são lançadas e depois migradas para o ConectSus, que é o app onde as pessoas podem ter acesso ao seu cartão internacional de vacina.
Se houver perda do cartão entregue no ato da vacinação e as doses não constarem no sistema, Fernanda Ledes explica que é preciso se dirigir à unidade onde foi feita a vacina para solicitar uma segunda via e a inclusão no sistema.
O Conecte SUS Cidadão é o aplicativo oficial do Ministério da Saúde para acesso aos serviços do SUS – Sistema Único de Saúde – de forma digital. O app é de graça e está disponível para IOS e Android.