Butanvac será testada na cidade mineira de Guaxupé
O Instituto Butantan firmou um acordo com a prefeitura de Guaxupé, cidade com 50 mil habitantes, que fica em Minas Gerais, para realização de ensaios clínicos que vão medir a eficácia da Butanvac, a nova vacina que está sendo desenvolvida contra a covid-19.
A Butanvac utiliza a mesma tecnologia da vacina da gripe e será uma das primeiras a utilizar somente insumos nacionais em sua fabricação.
Os voluntários poderão se inscrever pelo site da prefeitura: guaxupe.mg.gov.br/vacina-butanvac. O Instituto busca neste primeiro momento voluntários acima de 18 anos que não tenham sido vacinados, nem se contaminado com a covid-19 e não podem ser alérgicos a frango e ovos. Em testes posteriores, o Instituto irá abrir a seleção para pessoas que tenham se contaminado ou já tenham se vacinado contra Covid.
O diretor do Butantan, Dimas Covas, explicou que também será feito um inquérito sorológico entre os habitantes da cidade para verificar a incidência de covid-19, para depois fazer a seleção de voluntários.
Guaxupé já vacinou mais de 39 mil habitantes e, neste momento, sua campanha de imunização está focada na faixa de 25 a 29 anos.
Os voluntários receberão, através de um teste cego, a vacina Butanvac ou a Coronavac e os pesquisadores irão medir a eficácia comparando os dois imunizantes. A previsão é que o estudo seja finalizado em 17 semanas. Mas o instituto espera obter dados já em novembro para acelerar o processo de obtenção de autorização da Anvisa para o uso da Butanvac.