Covid: Prefeitura do Rio reforça busca ativa para a 2ª dose da vacina
A prefeitura do Rio de Janeiro vai intensificar no mês de setembro a busca ativa por pessoas que já deveriam ter tomado a segunda dose da vacina contra a covid-19 e por aquelas que sequer tomaram a primeira dose do imunizante.
Durante a divulgação da 34ª edição do Boletim Epidemiológico da Covid-19, nesta sexta-feira, o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, demonstrou preocupação com os números. São mais de 180 mil pessoas na cidade com atraso na segunda dose e 30 mil idosos com 60 anos ou mais que sequer tomaram a primeira dose da vacina contra a covid-19.
Segundo Soranz, os agentes de saúde entram em contato com essas pessoas por telefone ou em seus endereços e os principais motivos apresentados por elas são o esquecimento, o adoecimento na data marcada para a vacinação e eventos adversos ocorridos na primeira dose.
Sobre a dose reforço para quem tem mais de 60 anos, o secretário confirmou que a aplicação começa na próxima quarta-feira, dia 1º e vai até o dia 10 de setembro, para aqueles que estão em instituições de longa permanência. A partir do dia 13 de setembro, começa a vacinação de idosos com 95 anos ou mais, sendo um dia dedicado a cada faixa etária.
A expectativa é que até 30 de outubro, todos os idosos com 60 anos ou mais tenham tomado a terceira dose da vacina contra a covid-19.
Soranz lembra que a nova vacinação nos idosos deverá respeitar um intervalo mínimo de três meses entre a segunda e a terceira dose, enquanto pacientes imunossuprimidos poderão receber a dose de reforço 28 dias depois da segunda dose.