Destaques

Aumento de imposto para tabaco pode ser inserido na reforma tributária

Apoie o PlanetaOsasco

A cobrança de impostos pode ser uma aliada no combate ao tabagismo no Brasil.
Nesta semana, a Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados debateu a inclusão do imposto seletivo sobre o tabaco na reforma tributária.
O coordenador da Comissão de Tabagismo da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, doutor Paulo César Corrêa, é a favor da proposta. O preço baixo do cigarro incentiva o aumento do consumo.
Segundo ele, além de informação e educação, são necessárias mais medidas para estimular uma mudança de comportamento. A tributação seletiva sobre cigarro, inserida já na Constituição, é uma delas.
O Brasil gasta anualmente cerca de R$ 50 bilhões por causa de doenças causadas pelo consumo de tabaco, segundo o coordenador da Comissão de Tabagismo da Sociedade Brasileira de Pneumologia.
Já os custos indiretos somariam R$ 74 bilhões, incluindo perda de produtividade no trabalho e os gastos para cuidar de familiares e pessoas próximas.
Paulo César Corrêa explica que o custo do tabagismo não se equilibra com as receitas fiscais obtidas em cima de produtos de tabaco.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer, o número de atendimentos no SUS caiu 66% durante a pandemia, em 2020. Ainda assim, 68 mil fumantes procuraram o sistema de saúde no início do ano passado.
A doutora Liz Almeida, médica e coordenadora de Prevenção e Vigilância do Inca, diz que o tabagismo é uma doença crônica, que leva a outras doenças graves, e com tratamento longo. O tratamento contra a doença conta atualmente com aconselhamento, terapia, meditação, medicamentos e adesivos contra ação da nicotina.
No Brasil, o tabagismo mata 162 mil pessoas ao ano.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos leitores. Faça uma doação para o Planeta -aqui-.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax