Pandemia: setor de entretenimento em Salvador realiza evento teste
A cidade de Salvador realizou, nessa sexta-feira, um evento teste para cerca de 500 pessoas, com vistas à retomada gradual do setor de entretenimento. O evento, que foi realizado a céu aberto, serviu para que a capital baiana aplicasse e avaliasse os protocolos e operações recomendados pelas autoridades de saúde.
A programação incluiu shows do cantor Gerônimo, da cantora Márcia Castro e dos grupos Afoxé Darajú de Odé, e Telefunksoul. O público era de pessoas convidadas por empresas do setor de entretenimento, especificamente para esse evento teste. Elas ocuparam uma área total de 23 mil metros quadrados.
Antes, uma operação conjunta das Forças Armadas atuou na desinfecção da área onde ocorreu o evento teste em Salvador. O trabalho foi realizado por quinze militares do Exército, da Aeronáutica e da Marinha, especializados em defesa biológica. Segundo o tenente da Marinha, Ribeiro Júnior, o principal produto utilizado na higienização tem eficácia duradoura e não agride a saúde humana.
A higienização constante do espaço foi um dos protocolos testados pela prefeitura da capital baiana. Outros protocolos aplicados incluíram a testagem dos convidados antes e depois do evento, uso obrigatório de máscara e distanciamento social nas filas dos banheiros. Além disso, os convidados tinham mais de 18 anos e receberam, ao menos, a primeira dose da vacina contra a covid-19.
O evento teste em Salvador foi realizado no Centro de Convenções, que fica no bairro da Boca do Rio.
E também na sexta-feira, seguindo o exemplo de Salvador, o governo do Amazonas anunciou que vai realizar um evento teste para a retomada do setor de entretenimento. A previsão é de que seja realizado em setembro, na Arena da Amazônia, em Manaus, para um público de três mil pessoas.