150 guardas municipais fazem a segurança em praias do Rio
O primeiro fim de semana da Operação Verão no Rio foi marcado pelo tempo nublado, que levou pouca gente às praias cariocas. Segundo a prefeitura, a iniciativa prevê a participação de cerca de 150 guardas municipais na areia, calçadão e vias de acesso à orla, numa faixa de mais de 35 km de praias que se estende do Leme, na Zona Sul, até o Pontal, na Zona Oeste. As equipes contam com apoio de 24 viaturas, 10 motocicletas e cinco tendas operacionais instaladas em pontos estratégicos na areia.
Este ano, a Operação Verão foi acionada ainda no inverno, devido aos dias de sol forte que levaram uma multidão às praias. No fim de semana anterior, houve, principalmente em Copacabana, cenas de vandalismo, furtos e aglomerações na volta para casa. De acordo com a prefeitura, pelo menos 30 ônibus foram danificados.
Em resposta, na quinta-feira, a prefeitura deu início à Operação Especial. Só nos três primeiros dias as equipes registraram três prisões e 43 abordagens em diferentes pontos da Zona Sul. Só neste sábado, foram aplicadas 98 multas e apreendidos 244 produtos que estavam sendo comercializados irregularmente na areia.
As ações também contaram, neste fim de semana, com mais de 500 policiais militares fazendo a segurança dos banhistas, além do apoio de agentes dos programas Segurança Presente e Bairro Seguro, incluindo implantados na região. Imagens aéreas, feitas por drones e em helicópteros, são transmitidas em tempo real para um o carro-comando da PM, que dá apoio à operação.