Projeto vai oferecer apoio psicológico para educadores do Rio
A crise sanitária e o isolamento social impostos pelo coronavírus têm chamado a atenção de especialistas para a importância dos cuidados com a saúde mental das pessoas .E, no Rio de Janeiro, um programa da Secretaria Municipal de Educação lança justamente um olhar para essa questão para atender o pessoal da sua rede.
Em parceria com instituições como a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade Federal Fluminense (UFF), o projeto vai oferecer apoio psicológico online para mais de 51 mil profissionais das unidades de ensino municipais.
O apoio será oferecido por meio de vídeos, palestras, rodas de debate e escuta ativa por profissionais de psicologia. Os interessados deverão acessar a página do Rioeduca.net e ao escolher o atendimento desejado, será automaticamente direcionado para a instituição responsável.
Para o secretário Municipal de Educação, Renan Ferreirinha, este é um momento de desafios, por conta da pandemia. Ele ressalta que a dignidade profissional precisa estar alinhada com a saúde física e mental.
Um serviço complementar ao projeto será o acesso gratuito ao aplicativo COMVC, disponível para smartphones, e que ajuda o profissional de Educação a entender melhor o que é depressão, ansiedade e estresse, sentimentos cada vez mais comuns nesses tempos de pandemia de covid-19.