São Paulo começa a vacinar adolescentes entre 15 e 17 anos
Vacinação liberada para adolescentes entre 15 e 17 anos em São Paulo a partir de hoje. São cerca de 411 mil jovens, que serão imunizados com a Pfizer, única liberada pela Anvisa até agora para os adolescentes a partir de 12 anos.
Os adolescentes precisam estar acompanhados dos pais ou dos responsáveis para poderem tomar a vacina. E para agilizar o atendimento, há recomendação de se fazer o pré cadastro no vacinaja.sp.gov.br.
Ontem, o dia na capital foi de intensificação da campanha de vacinação. A prefeitura abriu postos em sete parques nas cinco regiões da cidade. É que os dados oficiais mostravam que, até sábado, apenas 24% do público estimado – os adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades – tinham se imunizado.
Mas, o frio e o dia nublado atrapalharam. Durante todo o dia, vários postos de vacinação estiveram vazios e quase sem filas. Uma das pessoas que estavam por lá era o analista de sistemas Edmir Zarpelão, que levou os 2 filhos de 15 e 19 anos e aproveitou para tomar a segunda dose.
Já a bancária Paula Ortega disse que decidiu levar o filho de 14 anos para tomar a vacina depois de descobrir que miopia é considerada comorbidade pelo programa municipal de imunização.
Então, só lembrando, para quem tem entre 15 e 17 anos e já pode se vacinar a partir de hoje, é recomendável o pré-cadastro no site vacinaja.sp.gov.br. Além disso, o site deolhonafila.prefeitura.sp.gov.br mostra a situação das filas nos mais de 480 postos de vacinação na capital, além de verificar qual é a fabricante disponibilizada no local.