Destaques

IGP-M acumula inflação de 31,12% em 12 meses, aponta FGV

Apoie o PlanetaOsasco

O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), usado no reajuste dos contratos de aluguel, registrou inflação de 0,66% em agosto deste ano, inferior a taxa de julho, que foi de 0,78%, e a de agosto do ano passado, de 2,74%.
Os dados divulgados nesta segunda-feira (30) pela Fundação Getulio Vargas mostram que o indicador acumula taxas de inflação de 16,75% no ano e de 31,12% em 12 meses.
O economista e coordenador de índices de preços da Fundação, André Braz, explicou que a queda da taxa de julho para agosto foi puxada pela desaceleração de preços e tarifas dos três subíndices que compõem o IGP-M. O Índice de Preços ao Produtor Amplo, que mede o atacado; o Índice de Preços ao Consumidor, que mede o varejo; e o Índice Nacional de Custo da Construção, que regula os preços do setor.
Porém, o economista avalia este recuo como uma trégua e que ainda é cedo para comemorar.
Braz destacou que o IGP-M poderia ter desacelerado ainda mais em agosto, se não fosse a crise hídrica. A estiagem, segundo ele, fez subir os preços de produtos como o milho e o café e, impactou, também, no preço da energia.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos leitores. Faça uma doação para o Planeta -aqui-.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax