Rio: exigência de comprovação da vacinação foi adiada para o dia 15
O Rio de Janeiro adiou, para o próximo dia 15, o início da exigência do comprovante de vacinação contra a covid para frequentadores de locais fechados de uso coletivo na cidade. A medida deveria entrar em vigor nesta quarta-feira, mas, em nota, a Prefeitura informou que seria preciso adiar devido à instabilidade do aplicativo ConecteSUS, que emite certificados de imunização.
A nota informa, ainda, que até o dia 14 de setembro será realizada uma série de ações educativas junto aos estabelecimentos que deverão cobrar o comprovante dos seus frequentadores e que a regra pode ser iniciada de forma individual pelos setores que já se sentirem preparados e queiram estimular a vacinação.
A Secretaria Municipal de Saúde explicou que, além da carteira digital fornecida pelo ConecteSUS, a própria caderneta física ou papel timbrado fornecido pela rede servem para comprovar a imunização.
O ConecteSUS é um aplicativo do Ministério da Saúde, que registra todas as informações de quem busca atendimento no Sistema Único de Saúde, inclusive para vacinação.