Daniel Dias se aposenta com três medalhas em Tóquio
Maior medalhista paralímpico da história do Brasil, o paulista Daniel Dias disputou a sua última prova na carreira de atleta nesta quarta-feira e terminou em quarto lugar nos 50 metros livre da classe S5 (deficiência físico-motora) na Paralimpíada de Tóquio. Em janeiro deste ano, o nadador brasileiro anunciou que se aposentaria após Tóquio 2020. A carreira do brasileiro conta com 27 medalhas em paralimpíadas, sendo 14 ouros, sete pratas e seis bronzes.
Na prova nesta quarta, no Centro Aquático de Tóquio, na capital japonesa, o competidor brasileiro bateu a marca de 32s12.
Em Tóquio 2020, Daniel disputou seis provas e conquistou três medalhas de bronze: nos 200 metros livre (S5), nos 100 metros livre (S5) e no revezamento 4×50 metros livre 20 pontos.
Natural de Campinas (São Paulo), Daniel Dias tem má-formação congênita nos membros superiores e na perna direita. O atleta começou a competir em 2006 por influência do nadador paralímpico Clodoaldo Silva após vê-lo na televisão disputando os Jogos Paralímpicos de Atenas 2004 na Grécia.