Mais de 1600 cidades não registaram mortes por covid até quinta-feira
A pesquisa semanal da Confederação Nacional dos Municípios reforça a relação entre o avanço da vacinação e a redução de mortes e internações devido à pandemia. O levantamento divulgado nesta sexta-feira (03) ouviu 2.344 prefeituras. E mais de 1.600 – quase 70% delas – informaram que não registraram mortes por covid-19 de segunda a quinta-feira.
Pouco mais da metade das cidades que responderam à pesquisa não tiveram sequer novas internações por covid-19 neste período. Um detalhe que chama atenção é que ao avaliar o público mais vulnerável, a partir de 60 anos, esse índice é bem maior: 90,5% dos municípios não precisaram internar idosos com covid-19 esta semana.
Ao mesmo tempo, em mais de 95% dos municípios, a vacinação contra Covid-19 está na faixa etária abaixo de 24 anos. E pelo menos 556 cidades já imunizam adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades.
Sobre a variante delta, essa forma mais contagiosa do coronavírus já foi identificada em 181 cidades. Isso representa 7,7% dos municípios que responderam à pesquisa. Essa porcentagem é praticamente o dobro da verificada na semana anterior.