Rio: 1.206 pessoas foram vacinadas com o lote suspenso pela Anvisa
A Secretaria de Saúde do estado do Rio de Janeiro orientou os municípios que receberam o lote de vacinas contra a covid-19 da Coronavac, suspensos pela Anvisa, a não descartarem o imunizante até uma nova orientação da agência reguladora.
O lote 202108113H chegou ao estado do Rio de Janeiro na noite de sexta-feira, 3 de setembro, e estava sendo distribuído aos municípios no fim de semana.
A Secretaria de Saúde da capital fluminense informou que no sábado, 1.206 pessoas foram vacinadas com o lote suspenso pela Anvisa, mas que não há indicação de revacinar quem foi imunizado com essas doses. A orientação é que caso seja apresentada alguma reação adversa, as pessoas comuniquem à unidade de saúde onde a dose foi aplicada.
A pasta informou, ainda, que a vacinação com a Coronavac no Rio está mantida, sendo utilizados os outros lotes disponíveis do imunizante.
Em comunicado divulgado, no fim da tarde do sábado, a Anvisa diz que suspendeu cautelarmente o uso de lotes da Coronavac em função de terem sido envasados em fábrica não inspecionada pela agência reguladora.
Nesta segunda-feira, prossegue no Rio o calendário de vacinação e podem se vacinar as pessoas com 25 anos ou mais, gestantes, puérperas, lactantes e pessoas com deficiência com 12 anos ou mais. As unidades ainda aplicam a segunda dose, conforme a data estipulada no comprovante da primeira. No feriado de 7 de setembro, nesta terça-feira, não haverá vacinação.
Sobre a continuidade da vacinação contra a covid-19 por idade, a Secretaria de Saúde reiterou que está condicionada ao envio das vacinas programadas pelo Ministério da Saúde.
Da Rádio Nacional no Rio de Janeiro, Cristiane Ribeiro.