Destaques

Série A: Palmeiras, Santos e Flamengo ainda lutam por título após 35 rodadas

 

Criado em 18/11/16 10h44 e atualizado em 18/11/16 11h25
Por Edgard Matsuki Edição:Priscila Ferreira – Portal EBC

Publicidade

 

Ao todo, 35 rodadas do Campeonato Brasileiro já se foram. E agora apenas três equipes têm chances matemáticas de título. Isso não significa que apenas Palmeiras, Santos e Flamengo lutam por algo nas últimas três rodadas. Para você ficar por dentro de todas as brigas que o Brasileirão ainda pode proporcionar, veja o resumo das rodadas do Portal EBC.

Título: Palmeiras, Santos e Flamengo ainda são candidatos

Ainda com folga na liderança do Brasileirão, o Palmeiras tem visto a distância para o Santos diminuir nas últimas rodadas. Após o Peixe vencer o confronto direto na 33ª rodada, por 1 a 0, e o Palmeiras ficar no 1 a 1 com o Atlético (MG) na 35ª rodada, os times estão com quatro pontos de diferença. Ainda com chances matemáticas de título, o Flamengo tropeçou muito nos últimos jogos (seis pontos em 15) e corre por fora. De acordo com o site Infobola (do matemático Tristão Garcia), o Palmeiras tem 88% de chances de ser campeão, o Santos tem 9% e o Flamengo tem 3%.

G3: Atlético (MG) tem chances mínimas de entrar na fase de grupos da Libertadores

Os empates em casa contra o Flamengo (2 a 2, na 33ª rodada) e Palmeiras (1 a 1, na 35ª) tiraram as chances do Atlético (MG) ser campeão. Com a vaga já garantida entre os seis times que vão para a Libertadores, o único objetivo do Galo seria uma vaga no G3. A seis pontos do Santos e a cinco do Flamengo, resta saber se a equipe (que também disputa a final da Copa do Brasil) vai querer lutar por isso.

G6: equipes tropeçam e briga está em aberto

Se o Brasileirão ainda tivesse o “G4”, o campeonato estaria decidido. Porém, a abertura de seis vagas para a Libertadores fez a disputa ficar equilibrada. Matematicamente, 10 equipes ainda têm chances de brigar pelas duas vagas que restam. Na prática, Botafogo (80%), Atlético (PR) (60%), Corinthians (33%) e Grêmio (15%) estão na briga direta.

Há ainda a possibilidade do G6 virar G7 (caso o Atlético MG seja campeão da Copa do Brasil ou o Grêmio seja campeão e ainda entrar entre os seis primeiros no Brasileirão). Nestes casos, Chapecoense (que pode entrar na Libertadores via Copa Sul-Americana) e Fluminense ainda sonham com a vaga.

Z4: Vitória e Internacional lutam para não cair

No rebaixamento, a briga também está quente. Matematicamente, oito times ainda têm chances de cair e duas vagas estão em aberto. Na prática, o Figueirense está praticamente na Série B do ano que vem e Vitória e Internacional lutam para ficar na Série A. O time catarinense tem 98% de chances de queda, os gaúchos 62% e os baianos 37%. O Sport ainda está ameaçado, mas precisa só de uma vitória em três jogos para escapar.

Santa Cruz e América (MG) estão rebaixados

Dos 20 times do Brasileirão, apenas dois não lutam por mais nada nas duas últimas rodadas. Com 27 pontos, Santa Cruz e América (MG) já estão rebaixados na competição. As últimas três rodadas só servirão para as equipes tentarem se livrar da lanterna da Série A porque a presença na Série B já está garantida no ano que vem.

Confira a classificação do Brasileirão após 35 rodadas

1º Palmeiras (SP) 71 pontos 
2º Santos (SP) 67
3º Flamengo (RJ) 66
4º Atlético (MG) 61
5º Botafogo (RJ) 55
6º Atlético (PR) 41
7º Corinthians (SP) 51
8º Grêmio (RS) 50
9º Fluminense (RJ) 49
10º Chapecoense (SC) 49
11º Cruzeiro (MG) 47
12º Ponte Preta (SP) 46
13º São Paulo (SP) 46
14º Coritiba (PR) 45
15º Sport (PE) 43
16º Vitória (BA) 39
17º Internacional (RS) 39
18º Figueirense (SC) 34
19º Santa Cruz (PE) 27
20º América (MG) 27

Creative Commons – CC BY 3.0

Fale com a Ouvidoria

Deixe seu comentário

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax