Fuso horário do Japão faz 1ª partida ser às 3h30 e 2ª às 22 horas – WebDiario (Blogue)
Vôlei Osasco (Foto: Divulgação)
A diferença de fuso horário entre o Brasil e o Japão criou uma situação inusitada para o Nestlé/Osasco na disputa do Campeonato Mundial de Clubes, que acontece em Kobe. A equipe vai entrar em quadra duas vezes no mesmo dia pelo horário oficial do País. Mas em dias diferentes no calendário japonês. A estreia será no dia 9, às 3h30 da madrugada, pelo horário de Brasília, diante das donas da casa, o Nec Red Rockets.
Mais tarde, às 22 horas – também pelo horário de Brasília, mas às 10 horas do dia seguinte, no Japão – volta à quadra para encarar o atual bicampeão mundial, o Eczacibasi Vitra, da Turquia. Só depois haverá uma folguinha, já que o terceiro jogo da fase inicial acontece no dia 12, à meia-noite (também horário de Brasília), contra o Volero Zurick, da Suíça.
Osasco busca o bicampeonato mundial, após ter conquistado o título em 2012. Além disso, é a equipe com maior número de participações no torneio, ao lado da equipe Suíça, com 5 atuações no total. A diferença é que, em todas elas, subiu ao pódio, acumulando ainda dois vice-campeonatos (2010 e 2014) e um terceiro lugar(2011).
O técnico Luizomar espera uma competição com alto nível de dificuldade e aponta o principal objetivo da equipe “Vamos precisar fazer nosso máximo e espero chegar entre os quatro melhores. Só a partir do momento que alcançarmos essa difícil meta é que vamos sonhar com alguma medalha”, afirma ele, referindo-se à forma de disputa, em que os dois melhores de cada grupo avançam aos playoffs.
Ele também faz uma análise dos adversários. “Nossa chave é muito complicada, com a estreia diante do campeão japonês e asiático (NEC RED Rockets), que tem uma oposta búlgara muito forte, a Emiliya Nikolova. Em seguida teremos duas seleções mundiais, respectivamente, o atual bicampeão mundial (Eczacibasi) e o Volero Zurich”, analisa o treinador, destacando o grande número de atletas estrangeiras – e que também defendem suas seleções – no elenco dos dois times.
Dentre elas, estão duas ex-atletas de Osasco: a central Thaisa, da equipe turca, e a levantadora Fabíola, do time suíço. A atuação de Thaisa não está confirmada, pois ela ainda se recupera de lesão no tornozelo.