Destaques

Taxa de desemprego tem leve queda, mas informalidade aumenta, diz IBGE

Apoie o PlanetaOsasco

A taxa de desemprego no Brasil fechou o trimestre móvel encerrado em setembro em 11,8%, uma leve queda em relação tanto ao trimestre anterior, quando 12% da população estavam sem trabalho, quanto ao mesmo período do ano passado, quando ficou em 11,9%.
 
Apesar disso, o país ainda tem 12 milhões e meio de desempregados. Menos do que no último trimestre, mas a mesma quantidade do que a registrada em setembro de 2018. Apesar da melhora quantitativa, a pesquisadora do IBGE, Adriana Beringuy, aponta que houve uma piora qualitativa, já que essas novas vagas estão sendo geradas na informalidade.
 
A quantidade de empregados sem carteira chegou a 11,8 milhões, o que é 2,9% a mais do no trimestre anterior e 3,4 % maior na comparação com o mesmo período de 2018. O número de trabalhadores por conta própria também subiu 1,2% com relação ao trimestre encerrado em junho, e 4,3% frente a setembro do ano passado.
 
Por outro lado, os empregos com carteira assinada somaram 33,1 milhões, o que representa estabilidade nas duas bases de comparação. Já a população desalentada, composta pelas pessoas que desistiram de encontrar um emprego, recuou 3,6% na comparação entre trimestres, ficando estável entre os anos. Ainda assim, são 4,7 milhões de pessoas.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos leitores. Faça uma doação para o Planeta -aqui-.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
500


0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax