Destaques

Produção industrial avança em 10 de 15 locais pesquisados de agosto para setembro, segundo IBGE

A produção industrial brasileira avançou na passagem de agosto para setembro em 10 dos 15 locais avaliados, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, que divulgou nesta sexta-feira os dados regionais da Pesquisa Industrial Mensal.
Os resultados positivos acompanharam a média nacional registrada em setembro e divulgada na semana passada, que apontou alta de 0,3% na comparação com o mês anterior.
As principais variações positivas ocorreram nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Pernambuco, Santa Catarina, Mato Grosso, Paraná e Ceará. Mas os destaques ficaram com a Bahia (4,3%) e o Rio Grande do Sul (2,9%). Em relação às regiões, o melhor crescimento da indústria foi verificado no Nordeste (3,3%).
Entre os resultados negativos, Pará apontou o recuo mais expressivo em setembro, de 8,3%, eliminando, dessa forma, o crescimento verificado em agosto (8,2%). As demais quedas foram observadas nos estados do Amazonas (-1,6%), São Paulo (-1,4%), Rio de Janeiro (-0,6%) e Goiás (-0,1%).
Quando comparado com setembro de 2018, sete estados e a Região Nordeste apresentam queda, e seis estados tiveram alta na produção. O Ceará registrou zero de variação nessa base de comparação.

Entre os seis locais que apresentaram alta frente a 2018, destaque para o Amazonas, com expansão de 16,7%. Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Goiás completaram os estados com avanço. Por outro lado, Espírito Santo e Pernambuco apontaram os recuos mais intensos frente a setembro de 2018, de 14,1% e 7,6%, respectivamente.
Os dados de setembro encerram o terceiro trimestre de 2019, que apresentou queda de 1,2% na produção industrial ante o mesmo período do ano anterior. Seis estados e a Região Nordeste tiveram queda no trimestre, enquanto oito registraram alta.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax