Destaques

Fux determina retirar de pauta ação contra Deltan Dallagnol no Conselho Nacional do MP

Apoie o PlanetaOsasco

O ministro do Supremo Tribunal Federal Luiz Fux determinou que o Conselho Nacional do Ministério Público retire da pauta uma ação disciplinar contra o procurador da República Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa da Operação Lava Jato em Curitiba. A medida não afeta as outras duas ações contra o procurador, também pautadas para sessão do Conselho, marcada para a manhã desta terça-feira.
Com a decisão de Fux, os conselheiros do Ministério Público não poderão julgar o processo administrativo disciplinar para apurar se, durante uma entrevista à rádio CBN, Deltan fez uma “manifestação pública indevida”. Foi em agosto de 2018. Na época, o procurador disse que ministros do Supremo passam à sociedade uma mensagem de leniência com a corrupção. Ou seja, de tolerância.
O procedimento suspenso tinha sido aberto a pedido do presidente da Corte, Antônio Dias Toffoli. No entendimento de Luiz Fux, o Conselho Superior do Ministério Público Federal arquivou outro procedimento sobre os mesmos fatos e, por isso, o caso não poderia ser julgado novamente.
As ações contra o procurador começaram a chegar ao CNMP após a divulgação de supostas conversas entre Dallagnol e o então juiz Sergio Moro, pelo portal The Intercept Brasil.
Em outro caso, que deve ser julgado nesta terça, a senadora Kátia Abreu (PDT-TO), alega que Deltan Dallagnol compartilhou em redes sociais uma notícia publicada em junho pelo jornal O Estado de S.Paulo. O texto apresentava detalhes sigilosos sobre uma investigação da Lava Jato contra ela, mas que acabou arquivada pelo Supremo. A terceira ação é proposta pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL).
Desde o início da divulgação das mensagens, Deltan disse que não reconhece as conversas divulgadas pelo site e que as mensagens “têm sido usadas, de forma editada ou fora de contexto, para embasar acusações e intrigas que não correspondem à realidade”.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos leitores. Faça uma doação para o Planeta -aqui-.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax