Parte dos trens fora de circulação no Rio volta a operar até domingo
Dezessete dos 40 trens que foram retirados de circulação da malha ferroviária do Rio de Janeiro vão retornar à frota operacional até o próximo domingo. A informação é da Secretaria de Estado de Transportes, que esclareceu que as composições estão passando por uma manutenção.
A redução de 20% da frota foi anunciada SEGUNDA-FEIRA, PELA SUPERVIA.// A concessionária, que administra o serviço, informou que a retirada de circulação dos trens, todos de um mesmo fabricante – o consórcio chinês CRRC – foi necessária para manter a segurança da operação diante de falhas na caixa de tração.
A situação provocou ajuste na grade horária de quatro ramais – Deodoro, Japeri, Santa Cruz e Saracuruna -, que agora estão com intervalos indefinidos. Além disso, algumas viagens do ramal Deodoro passaram a ser realizadas em trens com quatro carros, e não oito.
Ainda de acordo com a secretaria, mais seis trens voltam a circular entre os dias 24 e 30 deste mês. E até 17 de janeiro do ano que vem, a frota será normalizada, seguindo o cronograma acordado com representantes do Consórcio CRRC, da SuperVia e da Agetransp.
Os trens foram comprados pelo governo do Rio de Janeiro, entre 2014 e 2016. A Supervia informou também que, por estarem em período de garantia, a responsabilidade de solução do problema recai sobre a fabricante chinesa.
Para discutir as medidas que estão sendo tomadas de forma a minimizar os impactos aos usuários, a Alerj, Assembleia legislativa do Estado, levará o assunto às Comissões da Região Metropolitana da Casa.