Destaques

Governo do Rio inicia primeiro censo da população em situação de rua do estado

Apoie o PlanetaOsasco

Quantas e quem são as pessoas que vivem em situação de rua nos 92 municípios do estado do Rio de Janeiro? Para traçar o perfil desta população, o governo do estado inicia no próximo ano o primeiro censo da população em situação de rua.

E, para treinar as equipes de recenseadores e elaborar a metodologia do censo, a Fundação Leão XIII, vinculada ao governo do estado, iniciou no centro e zona sul da capital fluminense o trabalho de abordagem de pessoas que vivem em situação de rua.

A tarefa das quatro equipes em campo é a emissão de documentação das pessoas, o encaminhamento para a rede pública de saúde dos que apresentam necessidades de acompanhamento médico e traçar um perfil preliminar de quem mora na rua.

O presidente da Fundação, Allan Borges, explicou que o centro e a zona sul foram escolhidos porque concentram cerca de 70% de toda a população de rua da região metropolitana do Rio.

O censo vai permitir quantificar as pessoas em situação de rua: quantos homens, mulheres, crianças e idosos; idade, profissão, escolaridade, o tempo de rua, se tem alguma doença, inclusive mental, se fazem uso abusivo de álcool e outras drogas, e assim gerar o diagnóstico dessa população.

Ainda segundo o presidente da Fundação Leão XIII, o censo vai ser feito simultaneamente em todos os municípios do estado e a primeira etapa deve estar concluída até o final do primeiro semestre de 2020. A segunda etapa, já com as propostas de ações, será entregue até o final do próximo ano.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos leitores. Faça uma doação para o Planeta -aqui-.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax