Destaques

Rondônia é líder de doadores de medula óssea na região Norte

Rondônia é o estado da região Norte que mais cadastrou doadores de medula óssea nos últimos anos.

De acordo com a Fhemeron, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia, cerca de 106 mil pessoas se cadastraram no Redome, o Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea, até o início de novembro.

No país, quase 5 milhões de pessoas fazem parte do Redome. Atualmente, a chance de encontrar um doador compatível é de uma em 100 mil.
Segundo o responsável pelo cadastro de voluntários da Fhemeron, Dimarães da Silva, muitas pessoas têm medo de doar por confundirem a medula óssea com a medula espinhal.

“Infelizmente, a maior parte da população ainda não sabe o que é medula óssea, confunde com medula espinhal. Medula óssea é o tutano do osso, de forma muito simples para todo mundo entender, está em todo o esqueleto humano e é responsável pela fabricação do sangue. Temos divulgado nas redes sociais e em meios de comunicação”.
Em Rondônia, mais de 30 pessoas já passaram pelo transplante como doadoras para receptores de outros estados. No ano passado, dois voluntários rondonienses fizeram doações para outros países.
De acordo com a Fhemeron, a doação é bem simples, já que apenas 5 mls de sangue são coletados no procedimento. O atendimento funciona na sede da Fundação, em Porto Velho, na Rua Benedito de Souza Brito, das 7h às 18h.
As doações podem ser feitas de segunda à sábado. O voluntário deve ter entre 18 e 55 anos de idade e não pode ter nenhuma doença autoimune. A Fhemeron pede que os voluntários atualizem o cadastro, caso haja mudança de telefone ou endereço.

Mais informações podem ser obtidas no número (69) 3216-2234.
*Estagiário sob supervisão de Bianca Paiva

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax