Caixa reduz financiamentos um dia após queda da Selic
Um dia após o Banco Central reduzir a taxa básica de juros, a Selic, de 5% para 4,5%, ao ano, a Caixa Econômica Federal anunciou novas reduções nos juros cobrados pela estatal.
O banco diminuiu em 0,25 ponto percentual a taxa efetiva mínima do financiamento habitacional, de 6,75 para 6,5% ao ano para contratos baseados na Taxa Referencial que está atualmente em 0%.
Esses são os juros aplicados aos clientes que recebem o salário pela Caixa. O novo valor serve apenas para novos contratos assinados a partir da próxima segunda-feira, dia 16.
Quem já tem contrato com a Caixa não será beneficiado. Mas, quem tem contrato de financiamento com outros bancos e fizer a portabilidade para a Caixa poderá ter acesso aos novos valores.
O presidente da instituição, Pedro Guimarães, explica que quanto maior o relacionamento do cliente com a Caixa, maior é a chance de alcançar o valor mínimo dos juros.
Já os juros do cheque especial foram reduzidos de 8,99% para 8% ao mês para os clientes que não recebem o salário pela Caixa. Porém, este é o percentual máximo definido recentemente pelo Banco Central para ser cobrado por todos os bancos, a partir de 2020.
Quem tem o pagamento depositado no banco, os juros do cheque especial foram reduzidos em 0,04 ponto percentual, de 4,99% para 4,95% ao mês.
No acumulado do ano, os juros do cheque especial para clientes que recebem salário na Caixa caíram 58%. Quem não recebe o salário pelo banco teve uma redução de 41% no cheque especial em 2019. Já o crédito imobiliário teve uma redução no ano de 26%.