Estudo do Ipea prevê crescimento do PIB de 1,1% neste ano
O PIB, Produto Interno Bruto, que representa a soma de todas as riquezas produzidas no país, deve encerrar 2019 com crescimento de 1,1%, considerando a expectativa de um índice positivo de 0,4% no quarto trimestre do ano.
A projeção é do Ipea, o Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada, que divulgou nesta quinta-feira (19) sua Carta de Conjuntura onde analisa o cenário econômico brasileiro.
Segundo o instituto, a economia ganhou fôlego nos últimos meses e a perspectiva para 2020 é positiva. A previsão anterior do PIB para este ano era de aumento de 0,8%. Para 2020, o PIB também foi revisto para cima, de 2,1% para 2,3%.
José Ronaldo de Souza Junior, diretor de Macroeconomia do IPEA, disse que a projeção de aumento do crescimento foi puxada pela expansão do consumo das famílias brasileiras e dos investimentos.
As projeções de inflação também foram revisadas. Para 2019, a expectativa é de 3,7%, 0,3 ponto percentual acima da previsão anterior. Para 2020, a projeção teve um pequeno aumento: de 3,7% ao ano para 3,76% ao ano.
Mas o economista do Ipea ressalta que as taxas estão sob controle e dentro da meta.
Entre os itens que contribuiram para a variação da inflação deste ano está a carne bovina. No entanto, segundo José Ronaldo de Souza Junior, o instituto não vê continuidade na alta de preços do produto, no ano que vem.
A análise do Ipea ainda destaca a importância de reformas fiscais adicionais a da Previdência, como as reformas administrativa e tributária, para a consolidação do ajuste fiscal de forma estrutural.