Destaques

IPCA-15 mostra aceleração dos preços ao consumidor

O IPCA-15, Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo que mede a prévia da inflação oficial do país, ficou em 1,05% em dezembro deste ano, mostrando aceleração em relação à taxa de 0,14%, registrada em novembro.

Segundo o IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, este é o maior resultado mensal desde junho de 2018, quando foi 1,11% e o mais alto índice registrado em dezembro desde 2015, quando ficou em 1,18%.

Dessa forma, o IPCA-E, que é o IPCA-15 acumulado trimestralmente fechou o ano de 2019 em 3,91%, acima dos 2,67% registrados nos 12 meses imediatamente anteriores. Em dezembro de 2018, foi registrada deflação de 0,16%.

Dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados, apenas o de artigos de residência apresentou deflação (-0,84%), de novembro para dezembro. Entre as altas, o destaque ficou com alimentação e bebidas, que apresentou a maior variação, 2,59%, e o maior impacto, de 0,63 ponto percentual no índice do mês.

A aceleração é explicada, principalmente, pelo aumento nos preços das carnes que registraram alta de 17,71% em dezembro e contribuíram com o maior impacto individual no índice do mês (0,48).

A segunda maior variação ficou com o grupo despesas pessoais (1,74%), cujos preços aceleraram na comparação com o mês anterior (0,40%). O grupo transportes (0,90%) também acelerou na comparação com novembro (0,30%), contribuindo com 0,16 pontos, no índice do mês.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax