Nas festas de fim de ano tenha um bom pescado em sua mesa
Um dos pratos mais tradicionais das festas de fim de ano é o pescado. Cozido, assado, frito ou moquecado, o fato é que o peixe é um alimento versátil, com inúmeras possibilidades de combinação, além de ser nutritivo e de fácil digestão.
Técnicos da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento estiveram no mais tradicional ponto de venda de peixes do estado, o Mercado São Pedro, em Niterói, na região metropolitana da capital fluminense.
O objetivo da ação, intitulada Operação Bom Pescado é reforçar os benefícios do pescado na alimentação e informar o que observar na compra do produto. A pesquisadora de tecnologia do pescado, Flávia Calixto, enumera os cuidados na compra do peixe.
O técnico em iluminação cinematográfica César Silva recomenda atenção com o ponto de venda e aproveita para indicar uma espécie típica do Norte.
Além de cautela, na hora da compra é preciso estar atento a certas condutas para garantir uma boa conservação e preservar o máximo de sabor no pescado por mais tempo, como relata o gerente de um restaurante na Lapa, no centro do Rio, Mateus Brum.
E para aqueles que acham uma delícia a boa notícia lá vai: o pescado é rico em proteínas, vitaminas e minerais que ajudam no fortalecimento do corpo, além de ser rico em Ômega 3.
No primeiro semestre deste ano o Rio de Janeiro produziu mais de 35 mil toneladas de pescado. De acordo com secretário estadual de Agricultura, Marcelo Queiroz, o estado planeja ampliar o fundo de financiamento aos agricultores, também para os pescadores.
E uma sugestão de fácil preparo para degustar essa iguaria é colocar o peixe limpo, temperado e levemente aberto sobre um tabuleiro forrado com batatas, cebolas e tomates temperados com alho e azeite e deixar no forno até dourar.