Destaques

Especialistas analisam fatores que prejudicaram balança comercial em 2019

A soma de exportações e importações do Brasil caiu 5,7% em 2019 se compararmos com o ano anterior. Só as exportações caíram 7,5%, e a importações reduziram 3,3% em 2019. Com isso, o saldo da balança comercial, que chegou a 58 bilhões de dólares em 2018, caiu para 46 bilhões no ano passado. Para especialistas ouvidos pela reportagem, a queda no comércio internacional já era esperada, como opinou Luís Alberto Machado, membro do Conselho Federal de Economia.

O professor e economista da Fundação Getúlio Vargas, Robson Gonçalves, avalia que o resultado está dentro das possibilidades de uma economia ainda em recuperação e que, apesar do resultado menor, a balança comercial está no mesmo patamar de 2016.

Os dois economistas ainda destacam o papel da guerra comercial entre Estados Unidos e China como fator de retração do mercado internacional, como comentou o professor Robson Gonçalves.
O secretário de comércio exterior do ministério da Economia, Lucas Ferraz, ao comentar os números, aponta que, além da guerra comercial, fatores de instabilidade estariam reduzindo o comércio internacional, como o Brexit no Reino Unido e o aumento de taxas de importação pelos países.
Segundo o secretário, essa nova tendência do comércio internacional chegou para ficar. Lucas Ferraz lembra ainda que as economias do G20, que reúne as maiores potências do planeta, criaram mais de mil e quinhenta novas barreiras comerciais desde 2008.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax