Destaques

Nova Friburgo decreta situação de emergência por causa de estragos causados pela chuva

A prefeitura de Nova Friburgo, na região serrana do estado do Rio de Janeiro, decretou situação de emergência devido aos estragos provocados pela forte chuva que atinge a cidade desde a última quinta-feira. O decreto, que é válido por 180 dias, foi publicado no Diário Oficial Eletrônico na noite desta sexta-feira, 3 de janeiro.

O Estado de Emergência, possibilita acesso à serviços emergenciais, caso ocorra necessidade. A forte chuva que cai em Friburgo há três dias provocou transbordamento de rios, afundamento de asfalto em vários bairros e deslizamentos em encostas. De acordo com a Defesa Civil, choveu na cidade um terço da quantidade esperada para o mês.

A Defesa Civil informou neste sábado que a cidade está em estágio de atenção diante da possibilidade de pancadas de chuva moderada a forte, principalmente à tarde e à noite. Não há desalojados e nem desabrigados. A orientação é para que os moradores de áreas de risco fiquem em local seguro e atento aos avisos da Defesa Civil.

Na sexta-feira, o governo federal ofereceu ajuda aos estados do Rio de Janeiro, do Espírito Santo, de Minas Gerais e de São Paulo, afetados pelas chuvas. Caso os estados ou os municípios precisem de apoio financeiro, é necessário publicar o decreto da situação de emergência ou calamidade pública, como fez a prefeitura de Nova Friburgo e encaminhar o pedido de reconhecimento federal por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres Naturais.

As cidades de Petrópolis e Teresópolis, também na região serrana, onde a chuva também provocou estragos nos últimos dias, permanecem em estágio de atenção por causa da previsão de mais chuva neste fim de semana.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax