Destaques

RJ: Quase 2,5 milhões de foliões brincaram o fim de semana de carnaval

Apoie o PlanetaOsasco

O fim de semana de carnaval teve mais de dois milhões de foliões brincando nas ruas da cidade do Rio de Janeiro, informou hoje (24) a prefeitura carioca. Ontem (23), cerca de 54 blocos desfilaram, totalizando 1,4 milhão de pessoas dispostas a se divertirem na maior festa do mundo. Com estes números, o fim de semana já soma perto de 2,5 milhões de cariocas e turistas brincando no carnaval.
Blocos
No aterro do Flamengo, o Bangalafumenga reuniu 500 mil pessoas, enquanto no Leblon, a festa foi comandada pelo bloco Areia, que reuniu 385 mil pessoas. O tradicional bloco do Boitatá fez sua apresentação no centro do Rio e animou 80 mil foliões. O TocoXona, no Flamengo, pregou a diversidade e animou 25 mil foliões. Em Ipanema, o tradicional Simpatia é Quase Amor realizou seu segundo desfile e o Toca Raul animou os fãs de Raul Seixas na praça Tiradentes, no centrop da cidade, no fim da tarde.
Assistência Social
Equipes da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos fizeram 2.958 abordagens para distribuição de material informativo e 619 pulseiras de identificação para crianças e adolescentes acompanhados dos pais até a madrugada desse domingo. O Espaço de Proteção de Crianças e Adolescentes, situado na 1ª Coordenadoria de Assistência Social e Direitos, na Praça Onze, está recebendo crianças de 2 a 11 anos e 11 meses de idade, em situações que violam seus direitos. O espaço funcionará até amanhã (25), das 18h às 6h. O serviço estará disponível também no próximo sábado (29), no mesmo horário. Hoje (24) o espaço funcionará das 16h à meia-noite.
Veículos
A Coordenadoria de Fiscalização de Estacionamentos e Reboques (Cfer), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), removeu, até as 17h de ontem, 267 veículos em toda a cidade, sendo que 78 remoções ocorreram em áreas de passagem de blocos carnavalescos e no entorno do Sambódromo.
Desde a última sexta-feira (21), quando foi iniciada a Operação Carnaval, a Cfer rebocou 734 automóveis (sendo 124 em pontos de blocos e no Sambódromo) e registrou 32 infrações em áreas de estacionamento da cidade. A operação conta com apoio de 40 reboques estacionados em pontos estratégicos. O atendimento é feito também no canal 1746. Informações sobre veículos removidos podem ser obtidas no site.
Controle Urbano
Ontem, a Subsecretaria de Licenciamento, Fiscalização e Controle Urbano, da Secretaria Municipal de Fazenda, efetuou operação de ordenamento em diversos blocos de carnaval na cidade. A Coordenadoria de Controle Urbano (CCU) apreendeu duas credenciais de promotores de venda não cadastrados nos blocos Bangalafumenga e Areia. As ações resultaram também na apreensão de 520 quilos de alimentos perecíveis. Desde o início do carnaval, a CCU apreendeu 2.717 itens como botijões de gás e bebidas alcoólicas comercializadas em garrafas de vidro, item proibido por lei nos blocos de carnaval.
A Coordenadoria de Licenciamento e Fiscalização (CLF) atuou ainda nos principais blocos do centro e das zonas oeste e sul da cidade. O foco foi a fiscalização de publicidade não autorizada e o marketing de emboscada. O marketing de emboscada é toda publicidade paralela que evoque ou esteja de alguma forma associada a eventos sem a devida autorização dos seus realizadores.
Foram identificadas publicidades e ações promocionais irregulares nos blocos Areia, Bangalafumenga, Laranjada Samba Clube, Banda do Bairro Peixoto e Banda do Recreio. Os quiosques da orla da Barra da Tijuca e do Recreio dos Bandeirantes, na zona oeste, foram fiscalizados mas as ações não encontraram irregularidades. A CLF também fiscalizou estabelecimentos comerciais no Leblon, zona sul, e na Cinelândia, região central, que foram notificados por ocupação irregular de calçada.
Vigilância Sanitária
A Subsecretaria de Vigilância Sanitária do Rio inspecionou 23 blocos em diversos bairros da cidade. Realizadas por técnicos das coordenações de Fiscalização Sanitária, de Saúde e de Alimentos, as ações resultaram em 21 infrações, 15 delas por ausência de licença sanitária de veículos e até para a realização do evento, cinco por equipe incompleta e uma por falta de posto médico. Considerando as inspeções feitas desde sexta-feira (21), a Vigilância Sanitária atuou em 63 blocos, totalizando 37 infrações, a maioria por falta de licença sanitária.
Guarda Municipal
A Guarda Municipal do Rio efetuou diversas ações de ordenamento urbano e de controle e fiscalização de trânsito em apoio aos blocos de carnaval em todas as regiões da cidade.
As equipes atuaram no Bangalafumenga; Princesinha do Recreio, no Recreio dos Bandeirantes; Cordão do Boitatá; Simpatia é Quase Amor; Bloco Areia, no Leblon, entre outros, de acordo com o balanço divulgado pela prefeitura do Rio.
A Secretaria Municipal de Envelhecimento Saudável, Qualidade de Vida e Eventos flagrou um bloco não autorizado desfilando por várias ruas do centro. Trata-se do Boi Tolo. Todo o trajeto do bloco foi acompanhado e registrado pelas câmeras do Centro de Operações. Os responsáveis pela agremiação já estão sendo identificados pelo Serviço de Inteligência da prefeitura e serão multados pela Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb), de acordo com a quantidade de lixo gerada.
A prefeitura salientou que como se se trata de um bloco não autorizado, o desfile não contou com a presença de guardas municipais ou da Polícia Militar.
CET-Rio
A operação de trânsito feita durante o carnaval pela Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro (CET-Rio) conta com um efetivo de 260 operadores. Ontem, os fechamentos do Sambódromo e blocos ocorreram sem maiores transtornos, comunicou a assessoria de imprensa da administração municipal.
Mobilização
O Centro de Operações da Prefeitura do Rio (COR) continua em estágio de mobilização desde as 8h30 do último sábado (22). Segundo o Sistema Alerta Rio, a umidade do oceano em direção ao continente pode causar ainda chuva fraca em alguns bairros do município do Rio de Janeiro. Até 1° de março, o COR contará com apoio do Comitê de Operação de Carnaval, que integra os órgãos envolvidos na atuação durante a festa carnavalesca.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos leitores. Faça uma doação para o Planeta -aqui-.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax