Destaques

Morre Valdir Espinosa, ídolo do Botafogo e do Grêmio

Apoie o PlanetaOsasco

Aos 72 anos, o treinador de futebol, Valdir Espinosa, deixou o jogo da vida nesta quinta pela manhã. Ídolo de Grêmio (campeão mundial Interclubes de 1983) e Botafogo (campeão Carioca de 1989), Espinosa contou  em 2019 ao programa “No Mundo da Bola”, da TV Brasil, como nasceu o amor pelos dois clubes.

“Eu era garoto em Porto Alegre e matei aula para assistir minha primeira partida de futebol no Olímpico, que era justamente entre Grêmio e Botafogo. Não lembro do resultado, mas de um ponta de pernas tortas (Garrincha) e de um lateral (Ortunho) que batia uma barbaridade” . 
Espinosa passou por duas cirurgias no abdômen na última semana e morreu após complicações pós-operatórias. Desde o fim do ano passado, Valdir era gerente de futebol do Botafogo, clube que, quando técnico, ajudou a tirar de uma fila de 21 anos sem títulos. “Vindo para o Rio, no aeroporto, encontrei o Telê e o Minelli que me cumprimentaram pela coragem. No primeiro treino, um jogador falou que aquilo era uma bagunça e que eu tinha entrado numa fria. O Emil (presidente da época), falou que contrataria quem eu quisesse. Eu disse que não e aos poucos, passo a passo, churrasco a churrasco, conseguimos chegar à final”.
Espinosa nasceu em Porto Alegre e Iniciou a carreira como atleta no Grêmio, mas também atuou pelo CSA e Vitória. Como técnico, além do Tricolor Gaúcho e do Alvinegro Carioca, trabalhou vários clubes como: Portuguesa, Athletico-PR, Vasco, Fluminense e Santa Cruz. No exterior, dirigiu times no Japão, Paraguai e Estados Unidos. 
O corpo de Valdir Espinosa foi velado no Salão Nobre de General Severiano e será enterrado nesta sexta-feira (28), no Rio de Janeiro, em cerimônia reservada apenas aos familiares.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos leitores. Faça uma doação para o Planeta -aqui-.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax