Ibama identifica vazamento de óleo de navio encalhado no Maranhão
Equipes do Ibama a bordo de uma aeronave equipada com sensores para detecção de óleo identificaram, na manhã desta sexta-feira, uma mancha fina com raio de aproximadamente 830 metros na área em que a embarcação MV Stellar Banner está encalhada.
Os especialistas estão calculando o volume de óleo residual que saiu do porão da embarcação e devem divulgar a informação nas próximas horas.
De acordo com equipe especializada contratada pela empresa responsável pelo navio, os tanques estão intactos. A casa de máquinas está seca e os motores de geração de energia estão em funcionamento.
A embarcação é da empresa sul-coreana Polaris e saiu do Terminal Marítimo de Ponta da Madeira, em São Luís, em direção à China. Está carregada de minério de ferro da empresa Vale, e tem cerca de 4 milhões de litros de combustível e óleo para uso próprio.
A Vale informou que a Petrobras cedeu navios para contenção de eventual vazamento de óleo. A empresa também disse que contratou especialistas em resgate, além dos já contratados pela operadora do navio, para acelerar o plano de retirada do óleo da embarcação, entre outras medidas.
O navio está encalhado a cerca de 100 quilômetros da costa de São Luís, fora do canal de acesso do Terminal Marítimo.