Vendas de imóveis novos crescem 9,7% em 2019
O mercado imobiliário esteve mais aquecido em 2019. Dados divulgados pela Câmara Brasileira da Indústria de Construção, a CBIC, mostram um crescimento de 9,7% na venda de imóveis novos em 2019. O número de lançamentos imobiliários, de imóveis na planta, também aumentou em mais de 15% no mesmo período. Foi o melhor resultado dos últimos quatro anos.
A oferta final de imóveis novos voltou a crescer em 2019, chegando a 4,8%, depois de três anos de queda. Os preços dos imóveis aumentaram mais de 18% entre março de 2017 e dezembro de 2019.
Já a participação do programa Minha Casa Minha Vida no mercado diminuiu. José Carlos Martins, presidente do Cbic, explica o motivo.Segundo a entidade, houve crescimento das vendas de imóveis destinados à classe média e média alta no mercado de São Paulo. As cidades pesquisadas da região Sudeste tiveram um aumento de 19% na venda de imóveis novos e nos lançamentos na planta.
José Carlos Martins espera que em 2020 o crescimento do mercado deve alcançar outras regiões do país e com novo tipos de financiamento.A pesquisa da Câmara Brasileira da Indústria de Construção foi feita em parceria com o Senai e analisou dados das 17 maiores cidades do país e de outros 73 municípios de 10 regiões metropolitanas.