Destaques

Governo publica medida provisória que amplia contratação temporária sem concurso

Apoie o PlanetaOsasco

Uma Medida Provisória publicada nesta segunda-feira no Diário Oficial da União amplia a possibilidade de o governo contratar profissionais temporários sem concurso público.
A Medida altera uma lei de 1993, que já permitia a contratação temporária de profissionais sem concurso por meio de processos seletivos. Mas a MP publicada acrescenta novas possibilidades, como a necessidade de reduzir passivos processuais ou volume de trabalho acumulado. Este artigo pode ser aplicado, por exemplo, para reduzir a fila do INSS.
Também poderão ser contratadas sem concurso público pessoas de profissões que o governo entenda que se tornarão obsoletas no curto ou médio prazo. Poderão ainda ser contratados profissionais para conter situações de grave e iminente risco à sociedade devido a calamidades públicas ou danos ambientais, humanitários e à saúde pública.
A medida provisória também permite a contratação temporária de profissionais para assistência a situações de emergência que ocasionem aumento da entrada de estrangeiros no país.
A MP assinada pelo presidente Jair Bolsonaro e pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, tem efeito imediato, mas ainda precisa ser validada pelo Congresso Nacional em até 120 dias.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos leitores. Faça uma doação para o Planeta -aqui-.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax