Distrito Federal tem 14 casos suspeitos de coronavírus em investigação
O Distrito Federal registrou, até o momento, 14 casos suspeitos de coronavírus. Outros três já foram descartados segundo o último boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde
Após a confirmação do primeiro caso do novo coronavírus em São Paulo, no último dia 25, o Ministério da Saúde ativou o Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública para monitorar diariamente o surgimento de novos casos ou de suspeitas.
Na semana passada, o governador Ibaneis Rocha decretou estado de emergência na saúde local por risco de pandemia por coronavírus. Foram instalados, ainda, dois Comitês de Operações Emergenciais para acompanhar os possíveis casos, e o Hospital de Base foi considerado referência aqui no DF para atendimento.
Tem, inclusive, dois quartos no décimo andar que serão reservados para eventuais isolamentos. O HRAN também está com um andar reservado para esses possíveis casos.
Nesta semana, a Fiocruz, que fica no Rio de Janeiro, começa a produção de kits para a realização de 30 mil testes de diagnósticos para a doença.
A Fiocruz tem capacidade de produzir cerca de 20 mil testes por semana e o ritmo de produção seguirá a demanda do Ministério da Saúde. Parte desses kits deverá ser encaminhada para o DF.