Terceiro caso de coronavírus é confirmado no Brasil, e mais um está em contraprova
O Ministério da Saúde confirmou, nesta quarta-feira, o terceiro caso do novo coronavírus no país. O paciente é colombiano, de 46 anos, e mora em São Paulo. Em fevereiro, ele esteve na Espanha, Itália, Áustria e Alemanha. Os outros dois casos também estão em São Paulo.
Um quarto caso está em contraprova para confirmação. É uma adolescente de 13 anos que esteve no mês passado na Itália e em Portugal. Ela chegou a ficar internada na Itália por problema ortopédico, mas retornou ao Brasil no dia 1 de março.
A adolescente teve a confirmação para o coronavírus em um laboratório privado e aguarda confirmação de contraprova no Laboratório Central de Saúde Pública em São Paulo. A paciente não tem nenhum sintoma do coronavírus, mas decidiu realizar o teste porque esteve na região afetada.
Nesta quarta-feira são 531 casos suspeitos, e outros 315 já foram descartados. O maior número de casos suspeitos é em São Paulo, com 131, seguido do Rio Grande do Sul, com 98, e Minas Gerais, com 82 casos.
O Ministério da Saúde ampliou para 31 o número de países monitorados pela transmissão do coronavírus, acrescentando a Argélia, Equador e Líbano. Assim, quem visitou esses países nos últimos 14 dias e apresentar febre e mais um sintoma respiratório, como tosse e falta de ar, se enquadra nos casos suspeitos da doença.
O Ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta orienta a população a viajar para o exterior apenas se for necessário.
“O que a gente coloca é as pessoas que viajam internacionalmente é: viaje se tive necessidade de. Não vai sair viajando principalmente para locais de transmissão intensa. Isso já falamos anteriormente e voltamos a repetir. Aqueles casos que são de comércio, de negócios, se puder por videoconferência, melhor. E as pessoas que chegam, terem a consciência de que posso estar chegando de um país que não tenha transmissão intensa, mas não sei como estou em relação às possíveis conexões internacionais”.
O Ministério da Saúde também já havia anunciado a antecipação da vacinação contra a gripe para o dia 23 de março por causa do coronavírus.
Dados divulgados nessa quarta-feira pela Organização Mundial da Saúde confirmam mais de 93 mil casos em 77 países.