Mato Grosso receberá ações do Programa Vigia, de segurança nas fronteiras
O governo de Mato Grosso vai receber o apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública nas operações de enfrentamento às organizações criminosas e aos crimes transfronteiriços e de divisas.
Uma portaria, publicada nesta quinta-feira (5), no Diário Oficial da União, autoriza o emprego da Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça nessas ações de combate à criminalidade em Mato Grosso.
O apoio será feito por meio do Programa Nacional de Segurança nas Fronteiras, o Vigia.
Será indicado um gerente local de operações que vai promover o processo de atuação integrada entre os órgãos do Sistema Único de Segurança Pública e de fiscalização e controle envolvidos na operação.
A ação terá o apoio logístico do estado de Mato Grosso, que deverá disponibilizar a infraestrutura necessária aos servidores envolvidos.
De acordo com informações do Ministério da Justiça, o Programa Vigia, que teve início em abril do ano passado, atua no combate a crimes como contrabando, tráfico de drogas, armas e munições nos quase 17 mil quilômetros de fronteira do país, além do enfrentamento à criminalidade em áreas de divisas interestaduais.