Destaques

No Pará, Justiça autoriza uso do FGTS para morador que perdeu a casa em incêndio

Apoie o PlanetaOsasco

Pessoas que tiveram suas casas destruídas por incêndios poderão sacar o FGTS para a reconstrução ou recuperação do imóvel. 

determinação é da Justiça Federal no Pará, que obrigou a Caixa Econômica Federal a liberar o saque. Para isso, o titular da conta deverá apresentar um documento emitido por órgão público comprovando o desastre, que deverá também ter sido involuntário.

A decisão atende a uma ação da Defensoria Pública da União, com parecer favorável do Ministério Público Federal.

A ação começou no ano passado depois que um incêndio atingiu diversas casas – que tiveram perda total – no bairro da Pedreira, em Belém do Pará.

A defensoria argumentou que a liberação do FGTS para casos de desastres naturais, prevista na legislação, pode ser aplicada nesse caso.

O MPF então pediu que a ação fosse válida para todo o país.

A Caixa contra argumentou que a ocorrência de incêndios não está na legislação que regulamenta o FGTS e que trata de desastres naturais; mas para a Justiça o direito à moradia precisa ser garantido.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos leitores. Faça uma doação para o Planeta -aqui-.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax