Destaques

Amazonas contará com biometria nas eleições municipais deste ano

Todos os municípios amazonenses vão usar o reconhecimento da impressão digital do eleitor para dar mais segurança às eleições municipais de outubro.

A informação é do Tribunal Regional Eleitoral do estado do Amazonas, que cadastrou a biometria de mais de 2,3 milhões eleitores.

O uso dessa tecnologia impede, por exemplo, que uma pessoa tente votar no lugar da outra, já que nem irmãos gêmeos possuem as mesmas impressões digitais.

O cadastro biométrico no estado começou a ser feito em abril de 2013.

De acordo com os técnicos do TRE, o maior desafio foi alcançar as localidades de difícil acesso, como as comunidades indígenas do Vale do Javari, em Atalaia do Norte; e as regiões de Lábrea e São Gabriel da Cachoeira.

Além de prefeitos e vereadores, a Justiça Eleitoral também contou com a ajuda das Forças Armadas para alcançar essas comunidades. Em alguns casos, foi necessário usar embarcações, aviões de pequeno porte e helicópteros.

Com o uso da biometria, assim que a pessoa chegar à seção eleitoral, será identificada pela impressão digital e o mesário verá a foto do eleitor. Aí, é só comparar com a foto do documento apresentado para verificar se a votação é regular ou se existe alguma tentativa de fraude.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax