Destaques

Justiça retira pensão vitalícia de Amazonino Mendes

Apoie o PlanetaOsasco

Justiça do Amazonas determina a suspensão do pagamento de pensão especial ao ex-governador Amazonino Mendes. Ao acatar pedido do Ministério Público do Estado do Amazonas, a justiça estadual decidiu pela extinção do pagamento de pensão vitalícia a Amazonino Mendes, ex-governador do estado.

De acordo com a ação do MP, o benefício, concedido com base em um artigo da Constituição do Amazonas, é inconstitucional. Amazonino foi governador do estado por duas vezes, de 1987 a 1990 e de 1995 até 2003.

Ele recebia a pensão desde o fim do último mandato. Em 2011, o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil ingressou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade contra a norma da Constituição Estadual.

No mesmo ano, a Assembleia Legislativa do Amazonas revogou o artigo que garantia a aposentadoria especial a ex-governadores. Para a justiça, a previsão da constituição estadual era inválida e não configurava direito adquirido ao ex-governador Amazonino Mendes.

Na decisão de suspender o pagamento, o juiz usou como base a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, que considera inconstitucionais as pensões mensais e vitalícias a ex-governadores de estado.

Segundo a folha de pagamento de fevereiro deste ano, Amazonino recebia R$35.462,00 de pensão. Apesar desta ação ser específica contra a pensão de Amazonino Mendes, o Ministério Público questiona em outros processos a pensão recebida por outros ex-governadores do Amazonas.

Em fevereiro, a justiça também suspendeu a pensão do ex-governador José Melo. Os ex-governadores ainda podem recorrer da decisão.

A reportagem não conseguiu contato com a defesa de Amazonino Mendes e de José Melo.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos leitores. Faça uma doação para o Planeta -aqui-.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax